Normas para submissão de trabalhos

 

CONGRESSO INTERNACIONAL  DE EDUCAÇÃO E CORPOREIDADE NA AMAZÔNIA

 

FAVOR SIGA RIGOROSAMENTE AS ORIENTAÇÕES PARA ENVIO DE TRABALHOS

 

            Período de submissão dos trabalhos: de 17 de junho à 30 de julho no site do Congresso (ciecamazonia.webnode.com.br). Só serão aceitos trabalhos inéditos que não tenham sido apresentados em congressos nacionais ou internacionais ou submetidos à publicação. O não cumprimento de quaisquer das instruções abaixo descritas implicará automaticamente na rejeição da publicação do trabalho no Congresso.

            Os autores têm duas possibilidades de submissão, no formato de artigo ou resumo expandido. O formato de artigo implica na apresentação oral do trabalho e na forma de resumo expandido a apresentação é no formato de pôster.

            Cada interessado poderá submeter um trabalho, como primeiro autor e até dois trabalhos como co-autor. Não serão aceitos trabalhos com mais de 5 autores. Junto com o manuscrito deve ser apresentada uma carta assinada por todos autorizando apresentação/publicação do trabalho, especificando a responsabilidade de cada um na preparação do mesmo, de acordo com o modelo a seguir: "A participação do autor X foi realizar.......” Os trabalhos podem ser submetidos em Português ou Espanhol.

 

FORMATO DO ARTIGO:

 

 O ARTIGO estruturado de 7 a 10 laudas deverá ser digitado em editor de texto Word for Windows, letra ARIAL 12, espaçamento um e meio, justificado, sem espaçamento entre os parágrafos e com deslocamento de 1,25 cm na primeira linha (com exceção das citações com mais de 3 linhas).  Não incluir gráficos ou figuras que não sejam criados a partir do programa Word for Windows, não sendo viável a utilização de outras cores, apenas branco e preto. Configurar a folha como A4, com todas as margens de 2 cm, . Citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes das ilustrações, figuras e tabelas, devem ser em tamanho 10. O teor científico do trabalho deve ser pesquisa concluída com apresentação de resultados. Serão aceitas pesquisas bibliográficas. Os manuscritos devem ser enviados para o e-mail do Congresso (ciecamazonia@gmail.com). O artigo deve ser estar gravado em dois documentos, um sem qualquer identificação de autoria e outro com a identificação segundo formato indicado no modelo abaixo.

 

 Os artigos sem identificação devem constar os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito; b- Resumo: em português (ou na língua em que o artigo será submetido) indicando com no máximo 750 caracteres objetivo, metodologia, resultados e conclusão, deve ser inserido abaixo do titulo separado deste por um enter; c- Palavras-chave: destacar de três a quatro palavras-chave em português (ou na língua em que o artigo será submetido); d- Elementos Textuais: corresponde ao corpo do texto, deve ser subdividido em seções de acordo com o tipo de estudo. Cada subtítulo deve ser digitado em caixa alta, alinhado à esquerda e em negrito (Exemplo: Introdução/objetivos/ metodologia/resultados/discussão/Caso o trabalho seja bibliográfico apresentar as análises de acordo com os objetivos traçados/conclusão); e- Título em Espanhol (caixa alta, centralizado e sem negrito), no caso do manuscrito ser apresentado em espanhol nos itens “e, f e g” utilizar a língua portuguesa; f- Resumen: em itálico e contendo no máximo 750 caracteres incluindo espaços; g- Palabras clave: de três a quatro termos separados por ponto e vírgula; h- Referências (conforme normas da ABNT).

 

 Os artigos com identificação devem constar os seguintes tópicos: - Os manuscritos sem identificação devem constar destacados os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito; b- Identificação: na linha seguinte logo embaixo do titulo, colocar em seqüência o nome e sobrenome do autor e co-autor(es), um em cada linha, alinhado a direita, em nota de rodapé indicar titulação, instituição, cidade, estado, país e e-mail de contato; c- Resumo: em português (ou na língua em que o artigo será submetido) indicando com no máximo 750 caracteres objetivo, metodologia, resultados e conclusão, deve ser inserido abaixo do título separado deste por um enter; d- Palavras-chave: destacar de três a quatro palavras-chave em português (ou na língua em que o artigo será submetido); e- Elementos Textuais: corresponde ao corpo do texto, deve ser subdividido em seções de acordo com o tipo de estudo. Cada subtítulo deve ser digitado em caixa alta, alinhado à esquerda e em negrito (Exemplo: Introdução/objetivos/ metodologia/resultados/caso o trabalho seja bibliográfico apresentar as análises de acordo com os objetivos traçados/conclusão); f- Título em Espanhol (caixa alta, centralizado e sem negrito), no caso do manuscrito ser apresentado em espanhol nos itens “f, g e h” utilizar a língua portuguesa; g- Resumen: em itálico e contendo no máximo 750 caracteres incluindo espaços; h- Palabras clave: de três a quatro termos separados por ponto e vírgula; i- Referências (conforme normas da ABNT).

 

Ø Utilizar notas de rodapé, indicadas com algarismos arábicos, apenas nos seguintes casos:

o   apresentar na primeira página (no título do trabalho) qualquer tipo de auxílio financeiro recebido para a elaboração do trabalho, mencionando agência de fomento, edital e número do processo;

o   identificação dos autores;

o   agradecimentos;

o   explicar questões importantes do texto.

 

Ø Observação: não inserir Referências Bibliográficas nas notas, estas devem vir no final do trabalho;

 

Ø As ilustrações e tabelas devem ser apresentadas próximas ao texto de sua referência, seguindo as recomendações das normas da ABNT. Não utilizar fotografia. As legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho 10;

 

Ø Utilizar apenas referências que foram citadas no texto.

 

ATENÇÃO: para a submissão de trabalho no formato de artigo, se houver interesse, enviar também o arquivo do resumo expandido, pois caso não seja aprovado para a comunicação oral ele poderá, se for indicado pelos pareceristas, ser avaliado como resumo expandido para apresentação de pôster.

 

FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO:

 

Para as apresentações em forma de pôster os trabalhos deverão ser resultados de pesquisa científica ou relatos de experiência.

 

    O resumo estruturado deverá ser enviado digitado em editor de texto Word for Windows, letra ARIAL 12, espaçamento simples, parágrafo único e justificado, em três laudas e utilizando TODO o espaço disponível para o resumo, sem incluir gráficos ou figuras que não sejam criados a partir do programa Word for Windows, não sendo viável a utilização de outras cores, apenas branco e preto. Configurar a folha como A4, com todas as margens de 2 cm, CONTENDO A LOGOMARCA DESTE MANUSCRITO DE ORIENTAÇÃO.

 

     Apresentação de resumo sem identificação: devem constar destacados os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito; b- Introdução e Objetivo do estudo; c- Base teórica: apresentar os principais autores que embasaram a realização e discussão do trabalho; d- Metodologia: descrever todos os procedimentos adotados na realização do estudo; e- Resultados e Discussão: apresentar os resultados de forma adequada ao método de análise utilizado e as discussões realizadas a partir dos mesmos. Caso o trabalho seja bibliográfico apresentar as análises de acordo com os objetivos traçados; f- Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto; g- Referências Bibliográficas: de acordo com as normas da ABNT; h- Palavras-chave: destacar de três a quatro palavras-chave no final.

 

     Apresentação de resumo com identificação: devem constar destacados os seguintes tópicos: a- Título: todo em letra maiúscula e negrito; b- Identificação: na linha seguinte logo embaixo do titulo, colocar em seqüência o nome e sobrenome do autor e co-autor(es), um em cada linha, alinhado a direita, em nota de rodapé indicar titulação, instituição, estado, país e e-mail de contato; c- Introdução e Objetivo do estudo; d- Base teórica: apresentar os principais autores que embasaram a realização e discussão do trabalho; Metodologia: descrever todos os procedimentos adotados na realização do estudo; e- Resultados e Discussão: apresentar os resultados de forma adequada ao método de análise utilizado e as discussões realizadas a partir dos mesmos, se for necessário utilizar gráficos e tabelas devidamente identificados. Caso o trabalho seja bibliográfico apresentar as análises de acordo com os objetivos traçados f- Conclusão: concluir claramente a partir do objetivo proposto; g- Referências Bibliográficas: de acordo com as normas da ABNT; h- Palavras-chave: destacar de três a quatro palavras-chave no final.

 

Ø O pôster pode ser escrito em português ou espanhol e deverá conter exclusivamente texto;

 

Ø As referências bibliográficas e citações no texto deverão estar de acordo com as normas da ABNT 6023/2003;

 

Ø Não deve conter no resumo fotos;

 

Ø Não serão aceitos: resumos com mais de 5 (cinco) autores; resumo com fotos ou imagens de qualquer gênero;

 

ENVIO DE TRABALHO:

 

- O trabalho deverá ser enviado unicamente via e-mail: ciecamazonia@gmail.com. Junto ao mesmo deve ser destacado qual eixo temático a que se destina.

 

- O cadastro obrigatório deve ser do primeiro autor do trabalho, toda correspondência será efetivada pelo seu e-mail cadastrado (evitando também problemas de envio de correspondência).

 

- Certifique-se que o arquivo está anexado, que o primeiro autor do trabalho está cadastrado com todos os dados, aguarde o e-mail de confirmação de envio e anote o número de IDENTIFICAÇÃO, ele é obrigatório para o acesso às informações sobre seu trabalho em qualquer comunicação posterior.

 

- Não serão aceitos trabalhos enviados fora do período de submissão.

 

- Trabalho que seu 1º autor não estiver inscrito no evento não será publicado nem apresentado.

 

CRITÉRIOS DE REJEIÇÃO:

 

- Não serão aceitos trabalhos nas seguintes condições: trabalho enviado fora do prazo, fora do padrão especificado, com formatação inadequada, mais de dois trabalhos como 1º autor, trabalhos do tipo: propostas de projeto de pesquisa, metodologia e/ou análise ausentes ou inadequadas, apresentação insuficiente de resultados, trabalhos não relacionados com a temática do evento, estudos de caso ou relatos de experiência não adequadamente justificados ou sem apresentação de resultados.

 

EIXOS TEMÁTICOS

 

  1. Educação e cultura;
  2. Saúde e meio ambiente;
  3. Formação profissional
  4. Práticas pedagógicas
  5. Currículo
  6. Educação e saúde 
  7. Educação e práticas corporais

 

ORIENTAÇÕES PARA CITAÇÃO NO TEXTO

 

- O sobrenome do autor deverá ser escrito com a primeira letra maiúscula, seguida do ano da publicação, como no exemplo: Macedo (2008); Macedo, Fontes (2007); Macedo, Fontes, Silva (2010), quando houver mais de quatro (4) autores: Macedo et al. (2007).

 

- Para citação onde o nome do autor e ano estejam entre parênteses, deverão ser separados por vírgula, em letras maiúsculas como no exemplo: (MACEDO, 2007). Entre autores e obras utiliza-se o ponto e vírgula para separá-los, exemplo: (MACEDO; FONTES, 2007; SILVA, 2010), e quando a citação contiver mais de três autores (MACEDO et al., 2000).

 

- Citações DIRETAS com até três (3) linhas devem permanecer com a mesma fonte do texto, com a citação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada, como no exemplo: (MACHADO, 2007, p. 58).

 

- Citações DIRETAS com mais de três (3) linhas deve ser recuadas (4 cm), em letra número 9 em espaçamento entre linhas simples.

 

Exemplo:

 

O significado preciso que a prática esportiva tem para o indivíduo está ainda para ser determinado e, talvez, jamais se poderá compreendê-lo em toda a sua complexidade. Além disso, deve-se considerar, também, toda a personalidade atlética que está em causa, assim como a resposta a diferentes e complexas necessidades conjuntas com suas opostas e desiguais e, em alguns casos, obscuras funções, que o esporte pode preencher. Junte-se ainda a influência determinante do meio em que o jogo tem lugar e, em relevância, os espectadores que o assistem. (MACHADO et al , 2008, p. 227).

 

- Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numeradas em algarismos arábicos, legendados e incluídos no texto.

 

- Figuras e gráficos deverão vir em formato JPEG com resolução mínima de 300 dpi.

 

ORIENTAÇÕES PARA AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

- As referências, contendo somente os autores citados no trabalho, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho. Citar todos os autores do trabalho, não citar “et al.”.

 

- Não deve haver recuo na primeira linha.

 

Exemplos:

Livro

 

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na escola. 1.ed. Jundiaí: Fontoura, 2004.

 

Capítulo de Livro

 

BECKER JUNIOR, B.; TELÖKEN, E. A criança no esporte. In: MACHADO, A.A. Especialização esportiva precoce: perspectivas atuais da psicologia do esporte. Jundiaí: Fontoura, 2008. p. 17-34.

 

Monografia/Dissertação/Tese

 

MACHADO, A. A. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. Campinas UNICAMP (doutorado), 1992.

 

Artigos de Periódicos

 

MACHADO, A.A.; REBUSTINI, F.; GOMES, R. A.; AMANDIO, J. C. A.; GOUVÊA, F. C. Alterações dos estados emocionais: relação da faixa etária com as funções esportivas na perspectiva da psicologia do esporte. Revistas de Saúde Pública, v.6 n.2, p. 39-46, 2007.

 

Artigos de meio eletrônico

 

REBUSTINI, F. SILVA, A.B. CALABRESI, C.A.M; MACHADO, A.A. Efeito imediato de duas intensidades de treinamento sobre os estados de humor em jovens voleibolistas do sexo feminino. Lectures Educación Física y Deportes, v. 10, n. 80, 2005. Disponível em: https://www.efdeportes.com Acesso em: 25 set. 2005.

 

Anais de Eventos

 

SANTOS, C. V. dos; SILVA, C. D.; CARDOSO, R.; RUBIO, V. H.; OLIVEIRA, L. C. Políticas públicas e esporte: fatores que levam jovens adolescentes de 10 a 14 anos a participarem do instituto esporte & educação. 11º Congresso Paulista de Educação Física. In: Anais..., Jundiaí, ISSN 1981-4305, p. 44, 2007.

 

INSCRIÇÕES:

 

As inscrições no Congresso serão através do site https://ciecamazonia.webnode.com.br/, ou nos Campus da UEPA - Universidade do Estado do Pará, localizada na Avenida Plácido de Castro, 1399, Bairro Aparecida, CEP: 68040-090, Santarém – Pará/Brasil e da UFOPA Campus Rondon– Universidade Federal do Oeste do Pará, localizada na av. Marechal Rondon, s/n – Caranazal – Santarém, Pará/Brasil – CEP: 68040-070.

 

Abaixo estão os passos para efetuar a inscrição:

 

1º PASSO - Os participantes irão efetuar depósito  do valor referente ao seu tipo de inscrição na conta corrente:

BANCO DO BRASIL

FAVORECIDOS DA CONTA: EDNA GALVÃO E HERGOS COUTO

AGÊNCIA: 4247-1  /  CONTA CORRENTE: 19.411- 5

 

2º PASSO - Após efetuado o depósito , é necessário preencher o formulário de inscrição

OBS: é obrigatório anexar no formulário, o comprovante de depósito assinado (.pdf ou .jpg) 

 

3º PASSO - a confirmação da inscrição será encaminhada ao email cadastrado no formulário de inscrição, com prazo de até 7 dias.

 

 

PRAZOS PARA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO

 

O período de inscrições dos trabalhos será de 17 de JUNHO a 08 de SETEMBRO de 2013
 

A previsão de divulgação dos trabalhos aprovados é 30 de AGOSTO de 2013.


 

AVISOS FINAIS :

 

- Antes de enviar seu trabalho verifique se não há nenhum equívoco quanto as normas do Congresso, para evitar reprovação automática;

 

- Artigos e Resumos aceitos e sem pagamento não serão apresentados nem publicados nos anais do evento;

 

- A taxa de inscrição não será devolvida caso o trabalho não seja apresentado ou aceito para apresentação;

 

- Os trabalhos deverão obedecer as novas normas gramaticais da Língua Portuguesa em vigor desde 1º de Janeiro de 2009;

 

- O conteúdo dos trabalhos serão de total responsabilidade dos(as) autores(as), sendo que não será realizada, por parte da organização do evento, qualquer tipo de revisão;

 

- A comissão organizadora e a comissão científica não se responsabilizarão por eventuais problemas que impeçam a abertura dos arquivos;

 

- Os trabalhos aceitos para apresentação será utilizado em sua versão original, não haverá substituição e/ou modificações posteriores após submissão;

 

- Caso a organização identifique o envio de um terceiro trabalho pelos mesmos autores serão considerados para efeito de avaliação os dois últimos trabalhos enviados;

 

- Apenas os trabalhos aprovados e efetivamente apresentados por um de seus autores, serão disponibilizados nos anais eletrônicos do evento e receberão certificado de apresentação;

 

- Os trabalhos deverão ser apresentados por autores inscritos no evento;

 

- Os certificados serão enviados por e-mail a partir do dia 01 de outubro de 2013. Evite problemas conferindo seu cadastro antes de confirmar;

 

- Em caso de dúvida escreva uma mensagem para ciecamazonia@gmail.com .

 

FAVOR PREENCHA O CADASTRO NA INTERNET OBRIGATORIAMENTE COM OS DADOS DO PRIMEIRO AUTOR DO TRABALHO

 

 

Download do arquivo

CONGRESSO normas finalizadas.pdf (835172)

A lista com os trabalhos aprovados será divulgada dia 21/09/2013.