Apresentação

Os debates em torno do corpo vêm ganhando adeptos em diferentes áreas de conhecimento, fazendo surgir estudos e discursos que ora avançam na percepção da humanidade no mundo e ora reproduzem uma concepção dual e mecânica do Ser e da vida. Esta realidade mostra que ainda é muito presente a perspectiva idealista/racionalista que acredita ser a mente/razão uma entidade superior, capaz de controlar e disciplinar o corpo.

A superação desta realidade depende da capacidade de refletir mais profundamente sobre esta questão e apresentar formas concretas de interagir e intervir no meio social sob outras perspectivas. Neste sentido, faz-se necessário criar espaços onde diferentes setores/áreas de conhecimento possam, a partir de seus referenciais, experiências e vivências contribuir com essa discussão.

Acreditando que este é um momento promissor para travar esse debate, tendo em vista duas realidades: uma diz respeito a implementação de uma nova Universidade Federal no interior da Amazônia, com braços que avançam para vários municípios, num processo de interiorização; e outra que se traduz nos milhares de profissionais de educação e saúde que formamos no decorrer dos anos. Profissionais estes que necessitam ser constantemente provocados para que possam avançar no entendimento do corpo como o próprio Ser.

Este não é um debate que gera consensos, pelo contrário, as demarcações de espaços pelos diferentes saberes, demonstram que a luta pelo poder, há séculos travada, ainda está muito presente buscando legitimar intervenções e posições diante da perspectiva do corpo sujeito. Não querendo assumir modismos, mas comprometidos com uma discussão/vivência séria/lúdica a respeito do tema é que apresentamos o Congresso Internacional de Educação e Corporeidade com a intenção de revitalizar este debate no contexto da Amazônia.

Acreditamos na força das ideias coletivas oportunizadas por eventos que congregam diferentes atores sociais como forma de viabilizar o “reencantamento do concreto” (VARELA, 2003), que neste caso específico é acreditar que no âmbito da educação e da saúde o corpo tem muito mais a dizer do que aquilo que estamos cotidianamente ouvindo. É neste sentido que oferecemos a comunidade acadêmica o Congresso Internacional de Educação e Corporeidade na Amazônia.

LOCAL DO CONGRESSO: AUDITÓRIO DA UFOPA - CAMPUS TAPAJÓS - Rua Vera Paz, s/n  Bairro Salé  CEP 68035-110     Santarém, Pará, Brasil